Lilypie Kids Birthday tickers

22 fevereiro 2007

Continuando o caminho

A consulta lá passou. Ía um pouco temerosa porque ainda não sabia o resultado das análises que fiz em Dezembro. Afinal estavam bem, inclusivé os valores hormonais estavam dentro dos valores normais. Trouxe a receita com o resto da medicação prontinha para deixar uma pipa de massa na farmácia! Desta vez vou usar o Puregon e a Dr.ª aumentou-me a dose, talvez resulte melhor, quem sabe!?

Estou aliviada porque pude prosseguir com o tratamento sem percalços, pelo menos para já.




Agora falemos de outro assunto. Há alguns posts atrás falei aqui na namorada do meu irmão, que está com um problema bicudo, não sei se se lembram! Comentei que ela tinha quistos nos ovários e que teria que ser operada. Pois bem, depois de uma ressonância magnética descobriu-se que os quistos não são quistos são tumores. Um com 4 cm e outro, no outro ovário com 3,8. Imaginem só, o mundo caiu-lhe em cima! Os tumores são benignos, são os chamados tumores dermóides ou estromas.

Agora vem a parte pior. A médica que lhe pediu os exames e fez o diagnóstico informou-a que teria que tirar os ovários. Ela andava mesmo desorientada, aos 24 anos de idade arriscava-se a ficar definitivamente estéril!!

Mais uma vez, um bocado a medo, meti a colherada. Sugeri-lhe que não se submetesse a uma cirurgia tão radical, sem pedir uma segunda opinião. Ela concordou mas, como não conhecia outros ginecologistas, eu fiquei de lhe marcar uma consulta, noutro médico. Levei os exames dela e mostrei-os a uma médica com quem trabalho e me dou muito bem. Segundo esta, uma vez que o tamanho dos ovários era conservado, não operava até ela ter filhos. Foi uma segunda opinião mas, achei que ela é que deveria ir ao médico, com os exames e ouvir a opinião do próprio. Lembrei-me que uma amiga internauta e real também, comentou comigo que a médica que me segue em Gaia, trabalha numa clínica em Espinho. Fui pesquisar às páginas amarelas na net, encontrei o n.º da clínica onde ela trabalha e consegui falar com ela. Identifiquei-me como doente de Gaia e, mesmo não me tendo reconhecido pelo nome, marcou a consulta para a mesma semana. A C. veio de lá com uma resposta completamente diferente das outras duas. A Dr.ª propôs-lhe fazer a cirurgia por laparoscopia e vai tirar, não os ovários mas, os tumores dos ovários, até porque ela tem, bem visível nas ecografias que fez e na RM partes dos ovários com folículos. A Dr.ª ficou abismada com a opinião da médica que lhe diagnosticou os tumores. Como é que um médico deixa uma jovem estéril, quando pode encaminhar a doente para outro colega, que pode resolver a situação de outra forma, muito menos radical!?

Já está encaminhada para fazer a cirurgia em Gaia e é a Dr.ª que vai fazer. Afinal, quem melhor do que um médico que está sensibilizado para os problemas da infertilidade, para resolver o problema no presente tentando minorar os problemas que terá no futuro, quando decidirem ser pais!!

Voltei a falar nesta história para que vejam a falta de, atrevo-me a dizer, escrupulos e competência de alguns médicos! Neste tipo de diagnósticos e soluções radicais é sempre bom pedir uma segunda ou terceira opinião.


Estou sinceramente mais aliviada por saber que ela está em boas mãos e orientada par resolver o problema sem radicalismos! Está inclusivé em boas mãos para, se necessitarem de ajuda médica para engravidar, recorrerem a quem sabe, e o mais certo é precisarem, isto também na opinião da Dr.ª!!!


Um beijinho grande e obrigado pelo apoio e pela paciência de me lerem!


Lita

16 comentários:

Anónimo disse...

Bolas amiga,

Até me arrepia essa história. E se por ventura ela não tivesse tido a tua ajuda? O teu apoio? Nesta altura já estaria com certeza a caminho de uma lista de espera para operar e com o futuro verdadeiramente comprometido.
Deus nos livre de apanhar um médico desses pelo caminho!!!
Irá correr tudo bem e ainda te dará sobrinhos, vais ver.

Quanto a ti amiga, estás a passos largos de dares tu sobrinhos ao teu mano!!!

Beijinhos grandes
Lita

Xana disse...

Credo!! Realmente temos mesmo que ter cuidado com o que nos dizem.... Ainda bem que meteste a colherada.. Foi impecavel a drª, e foi símpatica???eheh
não estou triste amiga, e só que as vezes me tento imaginar como serei se o sonho não se concretizar...e é dificil lidar com isto neste momento... Ando um pouco perdida!!
beijocas
tica

Inca disse...

Realmente todo o cuidado é pouco e estas coisas nada como uma 2ªopinião.
e para ti boa sorte para as picas.
beijinhos

stardust disse...

Que história macabra amiga, realmente existem médicos e médicos... Ainda bem que ela se encontra bem encaminhada agora. Diz-lhe que não vai custar nada, eu já fiz uma laparoscopia e é muito fácil a recuperação.

Quanto a ti, espero que esse ttt vá seguindo sempre certinho.

Beijocas e bom fds

Mara disse...

Bolas!
Ainda bem que estavas lá tu para meter a colherada, imagina que ela ia na cantiga do primeiro médico... fogo!

boa sorte para o teu ttt :)
beijinhos

conchita disse...

Fiquei chocada com o que li, como é possivel um médico optar logo por uma operação radical sem sequer pensar na pessoa, que ainda por cima é muito jovem!! É incrivel!! ainda bem que ainda existem médicos que se preocupam com os seus pacientes!!
Boa sorte para tua cunhada e claro, para ti também, beijos:)

neusa disse...

Bom fim de semana e beijokas:)

Mary disse...

Amiga venho desejar-te boas picas!
E a tua cunhada tem sorte em te ter a ti atenta a esta situação que no futuro poderia dizimar qualquer espectativa.
Bjs

Kitty disse...

Infelizmente é frequente haver médicos que tomam decisões erradas, nada como nos informarmos bem e perdirmos outras opiniões, mesmo que seja necessário pagar para isso.
Acho que fizeste muito bem em aconselhá-la!
Quanto ao teu tratamento, torço para que corra tudo bem!
Bom fim de semana
Beijinho

Unknown disse...

Bem, fiquei arrepiada com a história da namorada do teu irmão. Ainda bem q conseguiste levá-la a ouvir uma segunda opinião!
Em relação ao teu tratamento, só me resta desejar-te toda a sorte do mundo! A ver se é desta!
Beijinhos
Alexandra

tixa disse...

Bem tens a certeza que ela foi a um médico?? Mais parecia um talhante...como é possivel? Nem que ela tivesse 40 anos...não é assim que se faz.
Fizeste muito bem em a aconselhares a ir à Dr.Eduarda está bem entregue de certeza...e qq dia serás uma tia babada.
Qt a ti já sabes que torço por ti sempre.
Um bj grande

Angela disse...

Bem, a tua cunhadinha estava metida nuns lindos lençois !!! Agora imagina se ela não fosse informada nem tivesse uma cunhada informada !!! é o que acontece à maioria das pessoas em portugal, nunca pedem uma segunda opinião porque vêem os médicos como Deuses.Dá-me cá uma raiva !!!
Acho que se fosse eu ficava-te grata para o resto da minha vida, vais ser madrinha do filhte deles !!
Beijos grandes

Anónimo disse...

Ainda bem que existem pessoas como tu, com conhecimento no assunto e vontade de ajudar.
Realmente hà médicos e médicos que nunca deveriam exercer a profissão.
E mal de quem cai nas mãos deles.
Bjs grandes e que a cirurgia corra muito bem
Susana

Sol disse...

Credo, é cada um!!
Ainda bem que a tua futura cunhada teve o teu apoio.

Boa sorte e beijinhos para as duas.

Fiquem bem.

Sónia e MI disse...

É de louvar também a tua atitude, outra pessoa, possivelmente tinha saibido da situação e lamentado, tu foste arranjar alternativas, e conseguiste!

Mil beijinhos.

Sem Desistir disse...

Bem, realmente foste o Anjo da Guarda dela. Eu própria quando fui operada se não fosse o meu médico o outro médico que me estava a operar tinha-me tirado tudo. Penso que é mesmo como disseste há uma falta de sensibilidade por parte dos médicos para este assunto que é tão delicado.
MTS FELICIDADES.
Beijos