Lilypie Kids Birthday tickers

01 fevereiro 2008

CARNAVAL E GULODICES!!!

Começa hoje a época de Carnaval. São uns dias que pessoalmente não aprecio, pelo que prefiro passá-los no descanso ou a fazer outra coisa qualquer mas, fugindo sempre às confusões e às multidões.

O pessoal cá da instituição é adepto ferranho do Carnaval, principalmente aqui no serviço onde estou. Organizaram um jantar e andam todos entusiasmados com as fatiotas para levar. Gostava de me conseguir divertir com estas coisas mas como isso não acontece, já nem sequer vou!

Ainda assim, este ano tenho um Carnaval ocupado sem gozar o Carnaval. Amanhã tenho visitas, daí ter pedido sugestões para a sobremesa. 2.ª feira a minha mãe faz 61 anos e 3.ª feira é a vez do meu mano chegar aos 26 aninhos de idade! O caçula já tem 26 anos!


Em relação às sobremesas, agradeço as sugestões e guardei-as para experimentar. Mas, optei por fazer uma tarte de requeijão e um bolo de chocolate, que não são muitos complicados. A tarte já fiz uma vez, é fácil de fazer e fica muito boa, para quem não gosta de sobremesas muito doces, o bolo de chocolate é uma receita nova que nunca fiz mas, já experimentei e é muito bom! O empadão de bacalhau costumo fazer e é uma delícia! Aqui vão as receitas para quem se quiser aventurar a experimentar.

Empadão de Bacalhau (para 4 pessoas)

Ingredientes:
3 postas de bacalhau
1 embalagem de puré congelado (o do Jumbo é bom e mais barato!)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de farinha
½ lt. Leite
Azeite
Sal q. b.

Preparação:
Coze-se o bacalhau em água. Escorre-se, retira-se a pele e as espinhas e desfaz-se em lascas.
À parte, faz-se um refogado com a cebola e o alho picados, uma folha de louro e o azeite. Quando a cebola estiver transparente junta-se a farinha até engrumar. Junta-se o leite aos poucos e mexe-se bem até desfazer os grumos e obter uma mistura cremosa. Se o creme ficar grumoso, pode-se passar com a varinha mágica, retirando previamente a folha de louro. Tempera-se com sal (atenção que o bacalhau já tem sal!), pimenta e noz moscada.
Envolve-se as lascas de bacalhau no creme.
Numa caçarola de ir ao forno ou num pirex coloca-se a mistura do bacalhau e o puré por cima. Picela-se com gema de ovo batida e vai ao forno até que o ovo esteja douradinho.
Acompanha-se com uma boa salada verde ou legumes cozidos.


Tarte de Requeijão

Ingredientes:
1 base de massa folhada
2 requeijões
5 ovos inteiros
1 pacote de natas
125 gr. açúcar
Raspa de limão
1 colher de sopa rasa, de farinha

Confecção:
Estende-se a massa folhada na forma.
Mistura-se os dois requeijões com os ovos, o açúcar e a farinha e bate-se até incorporar. Junta-se o pacote de natas e bate-se mais um pouco. Junta-se as raspas do limão.
Verte-se na forma forrada com a massa folhada e leva-se ao forno, pré-aquecido a 180º e deixa-se cozer cerca de 30/40 minutos até a superfície ficar douradinha.

Bolo de Chocolate Húmido
Ingredientes
Bolo
6 ovos
400 gr açúcar
300 gr farinha
½ pacote de chocolate
1 colher chá de fermento
1 colher chá soda
200 ml óleo
200 ml água morna

Cobertura
1 pacote de natas
1 tablete de chocolate
1 colher de açúcar
1 colher de manteiga

Confecção:
Bolo
Batem-se as claras em castelo. Junta-se o açúcar, as gemas, o óleo e, por fim, a farinha com o chocolate. Junta-se o fermento e a soda alternados com a água morna.
Unta-se uma forma com manteiga, polvilha-se com farinha e vai ao forno a 180º. Quando estiver cozido, deixa-se arrefecer um pouco e desenforma-se.

Cobertura
Coloca-se os ingredientes no lume até derreterem. Barra-se o bolo com esta cobertura.


Espero ter aberto os apetites!

Deixo-vos com um beijinho grande e espero que tenham uns dias fantásticos, de descanso ou de arromba e folia!



Lita




12 comentários:

Lília disse...

És como eu em relação ao Carnaval... Não lhe acho piadola nenhuma!!!
É giro ver as crianças com os fatos engraçados, mas não me identifico.

Quanto às receitas vou experimentar, sobretudo o empadão, porque o meu forte é cozinhar, a doçaria não é mesmo a minha área.

Beijos grandes,
Lita

Sol disse...

Oh pá... deixaste-me com água na boca!!

Bom Domingo

Mara disse...

A mim o carnaval tb nao me diz nada.
Gosto de ver as crianças mascaras e divertidas, mas não gosto de festejar. Como o meu avô diz, "na tenho pachorra"! lol :)

O bolinho de chocolate deve ser bom :))

bjinhos

conchita disse...

Pois a minhã irmã Sol decidiu fazer a Tarte de Requeijão, e estava boa, só acho que pôs raspa de limão há mais.
Estou a ver que es uma óptima cozinheira!!
Um bom Carnaval!!

Mary disse...

Acho que vou ali lanchar e já volto!
Bjs

Susana Pina disse...

Huuuummmmmm!!!!!
Agrada-me qualquer das tuas receitas, e vou experimentá-las, ai! Isso é que vou!!!
Bjs
susana

Unknown disse...

se abriste.... jokas fofas

Kitty disse...

Vou experimentar o bacalhau e a tarte, o bolo de chocolate é um grande "pecado"!
;)
Beijinho

sotto le stelle disse...

Bom fim-de-semana!

Novo cantinho http://sorrisodeamor.blogspot.com/

Beijinhos com carinho

sotto le stelle disse...

Bom fim-de-semana!

Novo cantinho http://sorrisodeamor.blogspot.com/

Beijinhos com carinho

neusa disse...

Todas essas receitas devem ser boas mas eu tenho que fazer dieta beijokas:)

Sol disse...

Eu fiz a tua tarde de requeijão na semana passada, logo que li o blog, fiquei augada, eh, eh, eh,...
Fiz mesmo, acredita, não estou a brincar.
Ficou bom.

Boa semana